Tempestade ELOISE atingira a costa Moçambicana neste fim-de-semana

A Costa de Sofala, Inhambane e Sul da Zambézia estão em risco de serem afectados pela Tempestade Eloise.

Tempestade ELOISE atingira a costa Moçambicana neste fim-de-semana
Tempestade ELOISE atingira a costa Moçambicana neste fim-de-semana

O ciclone tropical ELOISE está se movendo para sudoeste sobre o Oceano Índico, aproximando-se da costa nordeste de Madagascar. Em 18 de Janeiro, seu centro estava localizado a aproximadamente 300km a nordeste do Município de Antalaha (região de Sava), com vento máximo de até 93km/h.

 

ELOISE está previsto para atingir a península de Masoala, em uma área ao sul de Antalaha, na noite de hoje - 19 de Janeiro, com vento máximo de até 95 km/h (tempestade tropical). Depois de atravessar o norte de Madagáscar, o ELOISE poderá entrar no Canal de Moçambique a 21 de Janeiro, e avançar para Moçambique, fortalecendo-se.

 

As províncias da Zambézia, Sofala e Inhambane poderão ser afectadas pela tempestade ELOISE, no dia 23 ou 24 deste Janeiro, alertou o Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique (INAM).

O fenómeno é também acompanhado pelo Serviço de Meteorologia Francês da ilha de Reunião, que disse que a tempestade é forte e que ELOISE está projectado para se posicionar a sudeste da Beira até ao meio-dia de sábado.

 

Neste momeneto a tempestade tropical está sendo monitorada de perto, visto que tem potencial para atingir a costa sul de Moçambique, entre a cidade da Beira e Vilanculos.

 

Alternativamente, ELOISE poderia gradualmente começar a se mover para um caminho mais ao sul, o que poderia levá-la ainda mais para baixo na costa de Moçambique.

 

O INAM apela à população Moçambicana para que continue a acompanhar a informação meteorológica e os avisos difundidos pelas autoridades.

 

Veja O que fazer em caso de tempestade tropical?