A empresa Ford criou casota de cão que bloqueia ruído
O protótipo foi revelado em dezembro de 2019, como meio para tranquilizar os animais durante o fogo-de-artifício.
Reveillon e a entrada num novo ano significa que terão lugar os mais variados espetáculos com fogos-de-artifício. Por muito bonitos que sejam, os nossos companheiros de quatro patas não ficam tão contentes com eles e têm muitas vezes de procurar refúgio debaixo da cama ou do sofá.
Os cães têm uma audição bastante apurada, e por isso sofrem de muita ansiedade quando há eventos com fogo-de-artifício. Muitos ficam assustados e podem mesmo chegar a magoar-se a eles próprios, por isso uma ambiente de redução do impacto do som vem mesmo a calhar.
Esta casota “inteligente” utiliza tecnologias que já tinham sido usadas pela Ford em modelos como o utilitário Edge.
A casota tem uma porta de vidro automática, controlo ativo de barulho, vedação nas paredes e ventilação à prova de som.
Tal como no Edge, a casota faz recurso a microfones para detetar barulho e ativar o sistema de neutralização do mesmo.
Esta tecnologia, cada vez mais frequentes nos fones de ouvido, consiste num par de microfones (montados dentro da casota) e num sistema áudio. Assim que o som do fogo-de-artifício é detectado pelos microfones este sistema áudio emite frequências contrárias que conseguem cancelar e reduzir quase a zero este som.
Além desta tecnologia a casota conta ainda com uma camada de cortiça para ajudar a isolar o som, um sistema anti vibração, um sistema de ventilação à prova de som e uma porta automática.
Esta casota ainda é um protótipo, mas se chegar a ser produzida, não temos dúvidas que terá muitos interessados. Afinal cerca de metade dos cães revela sinais de medo quando ouve fogo-de-artifício.